Para que uma empresa possua uma Cultura Organizacional Positiva, sua administração deve orientar o negócio para uma valorização das pessoas, treinamento dos líderes e priorizar um ambiente de trabalho positivo.
A Cultura Organizacional é a maneira com que as pessoas conduzem a sua dinâmica de trabalho, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.
- Orientação para resultados.
- Orientação para os colaboradores (individualmente).
- Orientação para as equipes (coletivamente).
- Atenção aos detalhes.
- Inovação.
- Assertividade.
- Estabilidade.
De uma forma geral, a cultura organizacional é definida através do conjunto de crenças, valores, além da missão, visão e valores da organização. Dito isso, sabe-se que as práticas, normas e políticas da emrpesa, devem estar de acordo com essa cultura, para que todos ajam na mesma linha.
O grande desafio é tirar essas características do papel, colocando-os em prática, e fazer com que os colaboradores compreendam e apliquem no dia a dia do seu trabalho, todas essas características. Para auxiliar na concretização da cultura organizacional, separamos alguns pontos princiapais:
- Crenças da empresa: são definidas a partir da convivência das pessoas em grupo.
- Valores organizacionais: considerando-se o peso que cada coisa tem dentro da organização.
- Costumes a serem exercidos: considerando que eles são a materialização dos valores e crenças.
- Ritos e atividades: são desenvolvidas com frequência visando o aperfeiçoamento.
- Cerimônias realizadas: formal e informalmente, pelos membros da empresa.
A Cultura Organizacional Positiva se caracteriza por um ambiente de trabalho, onde os colaboradores estão sempre motivados, não apenas por estarem empregados, mas por sentirem que são valorizados.
Para isso acontecer, os líderes da empresa, junto ao setor de Recursos Humanos precisam estar atentos, ao clima organizacional, e o que é feito para reconhecimento dos colaboradores no mercado. Algumas informações que devem estar na lista de averiguação:
- valorização da opinião e sugestões do colaborador;
- meritocracia, com reconhecimento dos resultados acima da média;
- reconhecimento e suporte aos colaboradores, para atingir objetivos individuais e organizacionais.
A Cultura Organizacional Positiva traz benefícios inegáveis para dentro das empresas. Por isso, a administração da empresa, junto ao setor de Recursos Humanos deverão estar à frente da gestão dessa Cultura em todos dentro da empresa.
1 Alinhamento da Equipe
Os colaboradores trabalhando em harmonia, sabendo os objetivos individuais e organizacionais, sentindo-se valorizados, acabam gerando um ambiente cada vez mais agradável para se trabalhar. Não existe receio dos colaboradores em dar suas opiniões, e colaborar no crescimento da empresa. É muito provável que os gestores enfrentarão muito menos problemas com fofocas e intrigas dentro da empresa, graças à comunicação eficaz e feedbacks frequentes.
2 Produtividade
Quando o colaborador percebe o reconhecimento dos resultados e entregas, as próximas etapas tendem a ser ainda mais produtivas. Todo esse processo, acaba solidificando quem já está na emrpesa, assim como atrai o olhar de novas parcerias e oportunidades para o negócio. O senso de pertencimento do colaborador, este sabendo qual o seu papel no seu crescimento individual e organizacional otimiza sua produtividade.
3 Visão de Crescimento
A Cultura Organizacional Positiva visa planejar Plano de Desenvolvimento Individual com os colaboradores, assim como deixar claro o Plano de Carreira da empresa. E com isso, o colaborador tende a realmente acreditar na empresa, levando até uma motivação maior para trazer resultados à organização e consequentemente à sua carreira.
4 Transparência
É imprescindível que o colaborador sinta-se parte do processo e do resultado. A transparência é necessária na divulgação interna, sobre os resultados, sejam eles satisfatórios, ou nem tanto. É durante o feedback que a transparência deve ser ainda mais aplicada, pois é quando o colaborador e seu líder podem ajustar os pontos fracos e otimizar os pontos fortes.
5 Estabilidade
Outro benefício de aplicar a Cultura Organizacional Positiva em sua empresa, é a estabilidade do local de trabalho, dos seus colaboradores, ou seja, consegue-se reduzir o turnover, pessoas que entram e saem da empresa. Consequentemente, os processos e objetivos se mantém mais estáveis também, já que não será necessário treinar novos profissionais, quanto à forma de trabalho da empresa, assim como sua cultura.
6 Redução de Estresse
A International Stress Management (ISMA) considera a força de trabalho brasileira, a segunda mais estressada do mundo, sendo que 72% dos trabalhadores sofrem de estresse e 32% de síndrome de burnout. A saúde mental dos colaboradores piorou muito de 2011 até 2020, onde uma pesquisa da Optum (empresa de serviços de saúde e inovação), mostra que a busca por auxílio psicológico, por conta de estresse no trabalho, cresceu 250%. Com uma Cultura Organizacional Positiva, os colaboradores são reconhecidos, trabalham melhor em equipe, gerando um ambiente mais agradável, são mais produtivos e consequentemente, o estresse gerado, é reduzido.
A valorização das pessoas, desenvolvendo ações para que a cultura da empresa esteja sempre nas veias dos colaboradores, com certeza trará os resultados almejados. O trajeto para se conquistar uma Cultura Organizacional Positiva, fica muito mais tranquilo, se alinhado com um bom planejamento estratégico, objetivos bem definidos, processos e políticas claros. E nisso, o Plano Empresarial poderá auxiliar você empresário.