Tomar decisões já não é uma tarefa simples, e quando se trata de tomadas de decisões dentro de uma organização, a tarefa fica mais árdua.
Quando feitas de forma assertiva, junto com um bom planejamento estratégico, as decisões tomadas dentro da empresa tendem para bons resultados.
É importante ressaltar que a tomada de decisões é algo contínuo e que normalmente envolvem mais de uma pessoa, uma vez que as corporações estão sempre passando por mudanças internas ou externas, e possuem equipes de gestores e profissionais que precisam trabalhar com um mesmo objetivo.
Dessa forma, seguem 5 passos para você clarear o processo de tomada de decisões dentro da sua empresa.
1 Identificação do problema
Normalmente uma tomada de decisão é necessária, quando se enfrenta algum tipo de problema. Assim, é necessário avaliar qual a natureza desse problema, em sua essência. Dessa forma, será possível verificar ao final se a resolução do problema foi alcançada.
2 Coleta de dados
É necessário coletar todas as informações que impactam o problema e as possíveis resoluções. Aqui pode-se:
- aplicar uma pesquisa com colaboradores, clientes ou fornecedores (dependendo qual a natureza do problema);
- entender o clima organizacional;
- avaliar o planejamento estratégico da empresa;
- pesquisar organizações que já passaram por situações parecidas.
- entre outras informações pertinentes às possíveis causas e consequências desses problemas.
3 Identificação de alternativas
Após reconhecer o problema, sua natureza e coletar todos os dados, é necessário identificar possíveis alternativas para a solução e analisar seus prós e contras.
Neste momento é interessante buscar a equipe envolvida diretamente e fazer um brainstorming para ouvir as sugestões.
4 Escolher a melhor opção
Ao traçar possíveis cenários para cada possível solução, na etapa anterior, basta selecionar a que mais faz sentido com os objetivos da empresa, alinhados com os valores e princípios que a organização prega.
5 Acompanhamento
Neste momento é necessário acompanhar as mudanças e se os impactos gerados foram eficientes para a resolução do problema. Entretanto, fique tranquilo, pois neste momento é possível que alguns ajustes ainda sejam necessários, mas o objetivo principal, é que a melhoria seja contínua.
Essa responsabilidade é cansativa e exige bastante dos gestores de empresas. Porém, com organização e um bom planejamento, o processo torna-se uma tarefa muito mais simples do que se imagina. Portanto, seguem abaixo algumas dicas para facilitar o seu processo de tomada de decisões:
- entenda o impacto que a decisão vai gerar, em todos os âmbitos (interno e externo);
- estabeleça metas a longo prazo, já sabendo qual a forma de mensuração;
- antes de bater o martelo, busque inspiração em casos parecidos;
- obtenha a base para a decisão, nos dados coletados (pequisas ou indicadores).
Para finalizar, entenda que sua equipe pode auxiliar com insights importantes, já que estão inseridos na mesma empresa, e podem perceber melhorias para seus processo