Existem muitas metodologias de gestão de projetos que auxiliam as empresas a manterem a organização e foco estratégico. Inclusive alguns projetos maiores pode-se utilizar mais de uma, em conjunto, para deixar o fluxo de trabalho mais assertivo e organizado.
A seguir, trouxemos as 6 principais metodologias utilizadas no mercado, assim como suas características, para poder implementá-las na sua rotina empresarial.
1 Ágile
A metodologia Ágile (ou ágil) possui fundamentos em conceitos como inovação, flexibilidade e aumento da qualidade na rotina organizacional. O grande objetivo é direcionar o foco para o que realmente importa, proporcionando maior assertividade nas ações. O nome é auto-explicativo, traz uma resposta rápida e de fácil utilização, mas tipicamente é utilizada juntamente com metodologias paralelas como o Scrum e Kanban.
A área de tecnologia da informação por exemplo, utiliza majoritariamente dessa metodologia para seus processos, mas pode ser aplicada em qualquer setor e porte de empresa.
Simplificando, a metodologia ágil é um método para conduzir, organizar e executar tarefas dentro de um projeto (que normalmente deve possuir datas de início e fim, além de um resultado previsto).
Os processos ágeis iniciam com definição dos papeis das pessoas envolvidas na execução, planejamento e entrega do projeto, assim como o passo a passo de cada tarega, para ilustrar as diferentes funções do fluxo de trabalho.
2 Scrum
A metodologia de gestão de projetos Scrum tem suas bases na divisão de tarefas em pequenos ciclos de atividade, conhecidos como Sprints, que possuem um período pré-determinado para sua execução. As áreas de programação e desenvolvimento de software são exemplos que utilizam desse método em seus projetos. Entretanto, por ser um método abrangente, incluindo desde objetivos até feedbacks para chegar ao final, o desenvolvimento de projetos com essa metodologia é indicado para vários segmentos, inclusive pessoais.
O Scrum contribui para aumentar a colaboração e produtividade da equipe, trazendo também, transparência para todo o processo. As equipes envolvidas, devem ser capazes de autogerenciar seu tempo e produtividade, para que a agilidade de entrega seja constante.
São etapas dentro de cada Sprint:
- Planejamento (Sprint Planning): reunião de planejamento que acontece no início de qualquer Sprint, aqui todos participam e apontam as atividades em andamento, necessidades, falhas e possíveis resoluções, para depois definir quais atividades são primordiais nesse Sprint e quais responsáveis.
- Reunião diária (Daily Scrum): 15 minutos de revisão sobre o que foi feito ontem, quais dificuldades e acertos, assim como o que fará hoje.
- Revisão (Sprint Review): ao final de cada Sprint, essa reunião é realizada para avaliar todas as atividades executadas e possibilitar a reformulação do andamento do projeto, caso necessário.
- Retrospectiva (Sprint Retrospective): após a finalização de vários Sprints, a equipe se reúne, para apontar as falhas encontradas no processo, comentar os feedbacks e reformular a forma de trabalho nos próximos projetos.
3 Kanban
O método Kanban possui suas bases na organização e visualização de todo o fluxo de trabalho da equipe em um quadro, utilizando post-its (físicos ou virtuais) para alocar as atividades e permitir a transparência para todos os envolvidos, sobre a evolução do projeto em si. Essa metodologia contribuirá para perceber a capacidade produtiva da equipe, limitando a quantidade de trabalho que ela deve realizar, saber o que já foi produzido e o que falta, para equilibrar os processos e afinar características necessárias.
Os post-its conterão a atividade, responsável, prazos previstos e deverão ser movimentados dentro de uma das colunas, de acordo com seu status de execução:
- Tarefas a serem executadas: to-do
- Tarefas em execução: doing
- Tarefas já realizadas: done
4 Cascata
A metodologia cascata traz uma abordagem de tarefas interdependentes, organizando o fluxo de trabalho de forma linear, onde as atividades dependem uma das outras para avançarem para um novo estágio de produção. Normalmente é indicado para adaptações ou aperfeiçoamento em algo já existente.
- Mapeamento: levantamento de informações e requisitos, estudo de viabilidade do projeto.
- Planejamento: estimativas, tarefas, cronograma, montagem do time.
- Implementação: execução das tarefas, contando com testes ou feedbacks individuais à cada tarefa.
- Testes: verificação da funcionalidade do projeto, avaliando se todos os objetivos do projeto, foram atingidos, assim como realizar as modificações necessárias.
- Conclusão: entrega do projeto, feedback para melhoria nos próximos projetos e instruções para a manutenção, caso necessário.
5 Lean
O método Lean busca produzir mais e melhor, reduzindo recursos aplicados e tempo perdidos. O mapeamento de todo o processo é feito para identificar as tarefas desnecessárias ou que poderiam ser realizadas de outro modo, a economizar tempo e recursos. Através dessa metodologia, o gerenciamento dos projetos é melhor direcionado, com o mínimo de desperdício possível, garantindo também, mais agilidade ao fluxo de trabalho.
Recomenda-se também nesta metodologia, que atividades operacionais sejam delegadas e se possível, automatizadas. Dessa forma, as pessoas ficam responsáveis pela parte estratégica do projeto, otimizando os recursos disponíveis.
6 Canvas
O Canvas é uma ferramenta de gestão que permite visualizar elementos importantes do modelo de negócios, facilitando o planejamento estratégico e tomadas de decisões dentro da empresa.Os projetos que seguem essa metodologia, devem responder às perguntas: o que, para quem, como e quanto. Com base nessas informações, as ações são definidas mais assertivamente.
Uma boa gestão de projetos baseada no planejamento estratégico, aumenta as chances de sucesso de uma empresa. É indispensável a compreensão da necessidade de uma gestão de projetos sólida, para atingir os objetivos e metas da sua empresa.
O Plano Empresarial pode auxiliar a sua empresa em como aplicar esses métodos adequadamente, utilizando uma ferramenta exclusiva. Através da estruturação do seu negócio, a gestão estratégica será muito mais prática e eficaz.